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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

EMMENDOERFER, Magnus Luiz  e  MARTINS, Bárbara Calçado Lopes. Gestão de circo: um campo de atuação profissional (des)conhecido?. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.118-123. ISSN 2182-8458.

O objetivo desta pesquisa é compreender a gestão de organizações circenses (circos) no Brasil. Para alcança-lo foram realizadas entrevistas e aplicaram-se questionários com proprietários e artistas de circos, cujos dados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Como conclusões, observou-se que a estrutura organizacional e as práticas de educação para competências circenses são importantes para se pensar na preservação do conteúdo artístico dos circos, mesmo quando são necessárias mudanças em sua organização, que é envolvida por singularidades de cada tipo de circo: o tradicional e o não tradicional. Verificou-se que, apesar das leis e políticas existentes no Brasil, o capital circense se mantém “vivo”, principalmente, pela gestão relativamente simples conduzida pelo agrupamento familiar e pelos artistas circenses. Conclui-se que é importante deslocar o centro das discussões sobre gestão para organizações periféricas, como os circos, no contexto da economia criativa para torná-lo um efetivo campo de trabalho para profissionais das áreas de Administração e Contabilidade.

Palavras-chave : Gestão estratégica; empresa familiar; economia criativa; negócio criativo; entretenimento.

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