SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Procura turística dos estudantes do ensino superior em Portugal continental: uma análise comparativa entre as regiõesFatores moderadores da dependência do investimento relativamente à liquidez interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

ALVES, Nélia; COSTA, Jorge  e  SALAZAR, Ana. O planeamento da identidade da marca de destinos turísticos: aplicação do modelo de Aaker à marca Madeira. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.65-69. ISSN 2182-8458.

Com o objetivo de aferir acerca da existência de uma visão partilhada relativamente à identidade e proposta de valor da marca Madeira, e considerando esta partilha essencial à existência de uma marca de sucesso, foi desenvolvido um estudo de carácter qualitativo. Foram recolhidos dados primários via entrevistas em profundidade, dirigidas a uma amostra representativa de 11 stakeholders-chave considerados relevantes na gestão da marca Madeira. Conclui-se que os fatores diferenciadores da marca são natureza, beleza natural, clima, segurança e qualidade de serviços e a proposta de valor engloba aspetos intangíveis como hospitalidade, simpatia, arte de bem receber e qualidade associada a uma cultura turística de bem servir. As fontes de valor são, primordialmente, benefícios emocionais. É referenciada pela amostra necessidade de uma análise estratégica atualizada e criação de um Plano Estratégico para o setor. A análise dos resultados, à luz do modelo de planeamento da identidade da marca de Aaker, permite inferir que a marca Madeira beneficiaria de uma análise estratégica atual e de um diagnóstico sob a perspetiva da marca como produto, organização, pessoa e símbolo. Esta pesquisa apresenta a opinião única dos stakeholders relativamente à identidade da marca e conclui existir uma base válida para a implementação de uma visão/gestão partilhada da marca Madeira.

Palavras-chave : Marca; destinos turísticos; planeamento; identidade; Modelo de Aaker.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )