SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Aplicação da metodologia DEA na análise da eficiência do setor hoteleiro português: uma análise aplicada às regiões portuguesasAnálisis del enoturista en la Denominación de Origen del Jerez-Xérès-Sherry (España) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

EURICO, Sofia; SILVA, João Albino  e  VALLE, Patrícia. A satisfação dos licenciados em Turismo: os novos desafios para as instituições de ensino superior e para o setor do Turismo. TMStudies [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.29-36. ISSN 2182-8458.

O presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentes da satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seu conhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área. Este encontro de experiências representará uma fonte de informação chave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com oferta formativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, que reconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva às necessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando um quadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor e recorrendo à técnica Partial Least Square - Path Modelling, procurou-se analisar a relação entre as variáveis que integram o processo de formação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia na metodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, e algumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam a variável imagem como o elemento principal no processo de formação da satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicam ainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível da natureza da IES, ensino universitário ou politécnico.

Palavras-chave : Satisfação do consumidor; gestão estratégica; Ensino Superior em Turismo; PLS-PM.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )