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Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

FONSECA, Rui Pedro. A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2017, n.112, pp.25-42. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6555.

Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.

Palavras-chave : animais; antropomorfismo; publicidade; representações; ‘vaca que ri'.

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