SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número112A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

SOARES, Mónica; CARVALHO, Maria Carmo; VALBOM, Mónica  e  RODRIGUES, Tânia. Redução de riscos, direitos humanos e usos de drogas em contextos de lazer: tensões, potencialidades e aprendizagens a partir do Kosmicare Project (Portugal). Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2017, n.112, pp.3-34. ISSN 2182-7435.  http://dx.doi.org/10.4000/rccs.6535.

O presente texto está organizado em quatro secções de discussão. Em primeiro lugar, discute-se a lei portuguesa de descriminalização do uso de drogas e a sua função na abordagem da redução de riscos. A segunda parte discute os significados tipicamente atribuídos ao ‘HR double', geralmente ancorados em usos de drogas problemáticos. A terceira parte enfatiza a necessidade de tomar em linha de conta as especificidades dos usos de drogas em contextos de lazer, seus consumidores e ambientes. Assim, este trabalho privilegia a experiência do Projeto Kosmicare no Boom Festival, que combina princípios de redução de riscos, de intervenção em crise e da abordagem de Grof. A quarta secção é desenvolvida a partir do projeto em si e da ideia de normalização de usos de drogas, de modo a reconhecer e a discutir as potencialidades, tensões e limitações destas contribuições quando se trata de analisar e construir uma versão forte do ‘HR double'.

Palavras-chave : descriminalização; direitos humanos; políticas de drogas; redução de riscos; usos de drogas; contextos de lazer.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons