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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

DUARTE, Ana Luísa Marques; SILVESTRE, Ana Rita  and  MILHEIRO, João Luis. Passos da consulta e satisfação do utente: estudo piloto observacional. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2019, vol.35, n.4, pp.271-284. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12331.

Objetivo: Estudar a relação entre a execução de consultas estruturadas por passos e a satisfação do utente com a consulta, tendo como referência o modelo proposto no livro A consulta em 7 passos. Tipo de estudo: Observacional analítico. Local: USF Andreas. Amostra: Setenta utentes entre os 18 e os 85 anos que recorreram a consultas desta unidade entre outubro e novembro de 2016. Métodos: Foi solicitado a cada utente, após a saída do gabinete, a resposta a um questionário sobre a satisfação com a consulta; e, ao médico, a resposta a um outro questionário relativo à sua perceção quanto ao grau de execução das diversas tarefas em consulta. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman para relacionar a pontuação total do questionário ao médico e o grau de satisfação do utente. O mesmo teste foi utilizado para relacionar o grau de realização de cada tarefa e a satisfação. Por fim, esta análise foi repetida separadamente por grupos definidos com base nas variáveis sexo, idade, escolaridade, tipo de consulta, verbalização de problemas e tempo de ligação médico-utente. Resultados: Oitenta e sete por cento dos utentes declararam estar bastante ou totalmente satisfeitos com a consulta. No total da amostra não se identificaram correlações significativas entre a pontuação total do questionário e a satisfação do utente [?=-0,11 (p=0,36)]. Também não se encontraram correlações significativas entre o grau de realização de cada tarefa e a satisfação do utente. Contudo, na análise de dados separada por sexo, tipo de consulta, verbalização de problemas e escolaridade encontraram-se correlações significativas entre a realização de algumas das tarefas da consulta e a satisfação. Conclusão: O estudo sugere que algumas tarefas do modelo de consulta em 7 passos podem ter mais impacto na satisfação do utente com a consulta do que outras, em função das características do utente e natureza da consulta.

Keywords : Satisfação do utente; Visita a consultório médico; Cuidados de saúde primários; Médico de família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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