SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Derivação e validação de um modelo preditivo do perímetro abdominalAnti-histamínicos no resfriado comum: uma prescrição igualmente comum índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

MENDES, Diogo; ALVES, Carlos  e  MARQUES, Francisco Batel. Iatrogenia grave desconhecida, notificações e notificadores: resultados da actividade da Unidade de Farmacovigilância do Centro. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2012, vol.28, n.1, pp.34-40. ISSN 2182-5173.

Objectivos: Caracterizar as reacções adversas a medicamentos (RAM) notificadas à Unidade de Farmacovigilância do Centro (UFC), documentar o contributo dos profissionais de saúde noticadores de RAM para a farmacovigilância em Portugal e identificar o novo conhecimento produzido decorrente da actividade da UFC. Tipo de estudo: Observacional, transversal descritivo. Local: Unidade de Farmacovigilância do Centro. População: Notificações espontâneas (NE) provenientes da área geográfica correspondente à Administração Regional de Saúde do Centro. Métodos: Foram incluídas as NE de RAM recebidas na UFC entre Janeiro de 2001 e Agosto de 2011. A causalidade foi imputada de acordo com o método de introspecção global. A gravidade foi atribuída segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). O conhecimento prévio das RAM foi avaliado segundo a consulta do resumo das características do medicamento (RCM) dos medicamentos suspeitos. Os medicamentos suspeitos foram classificados de acordo com o Prontuário Terapêutico. As RAM foram classificadas de acordo com a terminologia MedDRA. Resultados: Foram recebidas na UFC 1846 NE de RAM entre 2001 e Agosto de 2011, das quais 999 verificaram os critérios de inclusão. Identificaram-se 149 (14,9%) RAM desconhecidas e 428 (42,8%) graves. Destas, 70 (7,0%) RAM eram simultaneamente desconhecidas e graves e 41 (4,1%) simultaneamente desconhecidas, graves, definitivas ou prováveis. Os médicos notificaram 577 (57,8%) RAM, das quais 340 (34,0%) por médicos especialistas em medicina geral e familiar. Os farmacêuticos notificaram 354 (35,4%) RAM e os enfermeiros 66 (6,6%). Conclusões: O número de RAM desconhecidas (149; 14,9%), desconhecidas e graves (70; 7,0%) e desconhecidas graves definitivas ou prováveis (41; 4,1%) recebidas na UFC revelam o contributo da NE para o aumento do conhecimento sobre os perfis de segurança dos medicamentos.

Palavras-chave : Farmacovigilância; Sistemas de Notificação de Reacções Adversas a Medicamentos; Reacções Adversas a Medicamentos; Causalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons