SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Rompendo uma clandestinidade legal: génese e evolução do movimento dos cuidadores e das cuidadoras informais em PortugalCrisis global de cuidados, migraciones transnacionales y remesas: Impactos en y desde América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

GIL, Ana Paula. Estruturas residenciais para pessoas idosas: Relação entre qualidade dos cuidados e qualidade do emprego. CIDADES [online]. 2020, n.40, pp.67-87. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.jun2020.040.doss-edit05.

O objetivo deste artigo é analisar de que forma as condições de trabalho dos auxiliares de ação direta interferem quotidianamente nos cuidados que são prestados em estruturas residenciais para pessoas idosas em Portugal e que soluções a implementar de modo a dignificar os cuidados e a profissão. Este artigo baseia-se num questionário autoadministrado a 150 auxiliares e em 40 entrevistas semiestruturadas, ambos aplicados em 16 estruturas residenciais para pessoas idosas na área metropolitana de Lisboa. Os resultados revelam que a sobrecarga laboral, as más condições de trabalho, associadas à falta de formação e à excessiva rotatividade dos recursos humanos têm consequências nefastas na qualidade dos cuidados que esses profissionais prestam, mas também na sua saúde física e mental, e no emprego. A necessidade crescente de cuidados de longa-duração devido ao envelhecimento da população exigirá a melhoria das condições de trabalho, a profissionalização e a dignificação do trabalho de cuidados.

Palavras-chave : Trabalho de cuidados; estruturas residenciais para pessoas idosas; cuidadores formais; condições de trabalho; qualidade do emprego; qualidade dos cuidados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons