SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Les sociétés de plantation dans l'économie globale des services domestiques: Le cas de l'Ile MauriceFormalisation as a judicial claim: the case of paid domestic workers in Argentina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

ALMEIDA DE FARIA, Guélmer Júnior; ALVES FERREIRA, Maria da Luz  e  NARCISO ROCHA DE PAULA, Andrea Maria. “Nós, as meninas da minha família, sempre vamos muito cedo para lá”: Trajetórias migracionais, redes sociais e espaços de vida das domésticas migrantes. CIDADES [online]. 2020, n.40, pp.15-32. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.jun2020.040.doss-art02.

Neste trabalho, são analisadas as trajetórias migratórias de domésticas do Norte de Minas Gerais-Brasil, considerando o enfoque nas redes sociais e espaços de vida. O texto ancora-se na realização de entrevistas semiestruturadas com mulheres migrantes, relacionando com dados secundários do Censo do IBGE /2010. Investem-se nas causas que provocam a migração e como as redes sociais contribuem para as relações de gênero nas migrações. Conclui-se que as redes promovem a inserção no mercado laboral, a adaptação na sociedade e a manutenção dos laços familiares e culturais com a região de destino, e igualmente uma guetização dos empregos femininos.

Palavras-chave : trajetórias espaciais; migrações rurais-urbanas; mulheres; redes migratórias; trabalho doméstico; Norte de Minas Gerais; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons