SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Tendências recentes de segregação habitacional na Área Metropolitana de LisboaPolíticas de habitação, mercado e propriedade imobiliária em Portugal: para além do modelo cultural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


CIDADES, Comunidades e Territórios

versão On-line ISSN 2182-3030

Resumo

CARDOSO, Francielli Dalprá. Acessibilidade económica ao arrendamento em Portugal: Uma aplicação da abordagem do rendimento residual. CIDADES [online]. 2019, n.39, pp.83-100. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.dec2019.039.art02.

Este artigo analisa a situação recente da acessibilidade económica ao arrendamento em Portugal, utilizando os microdados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2016. Com o objetivo de identificar as características socioeconómicas dos agregados familiares considerados em risco de enfrentar este tipo de problema, aplicou-se a abordagem do rendimento residual comparativamente à perspetiva do rácio entre despesas/rendimentos. Os resultados sugerem que grande parte das famílias estão em risco de falta de acessibilidade ao arrendamento, observando-se a maior adequação do rendimento residual para realizar a análise.

Palavras-chave : Acessibilidade económica à habitação; habitação acessível; abordagem do rendimento residual; políticas de habitação; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons