SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Recording the optimistic: An audiovisual approach to the city of Lisbon by its architecture school in the 1980s índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


CIDADES, Comunidades e Territórios

versión On-line ISSN 2182-3030

Resumen

ALVES, Margarida Brito. Casas em série, construções temporárias e lotes vazios: Os subúrbios através da arte contemporânea. CIDADES [online]. 2016, n.32, pp.158-164. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.dec2016.033.art10.

Na arte do século XX é claramente identificável uma ampla transposição das tradicionais fronteiras definidas entre diferentes categorias artísticas e, em particular, o desenvolvimento de transferências entre arte e arquitectura. Com efeito, o processo transgressivo que ao longo das décadas iniciais do século XX determinou as primeiras vanguardas foi recuperado e consolidado a partir do segundo pós-guerra através das dinâmicas criadas pelas neo-vanguardas - nas quais podemos reconhecer uma deliberada convergência entre os campos convencionalmente estabelecidos pela arquitectura e pela produção artística. A partir dos anos 1950, assistiu-se à afirmação de uma zona de contacto entre estas duas áreas: um território nebuloso, definido não apenas por uma mútua influência, mas também pela partilha de um léxico tectónico. Num contexto determinado por deslizamentos entre diferentes media, e em articulação com as revisões do modernismo que começavam a emergir, foi então que a prática artística, de certo modo funcionando como uma heterotopia, se constituiu como um espaço de crítica, capaz de analisar, confrontar e problematizar tanto a arquitectura como as diversas formas de desenvolvimento urbano. Ao revisitar e discutir os seus modos de operar e questionar as suas soluções, até certo ponto, a arte expandiu o debate sobre a produção arquitectónica e o planeamento das cidades. Recuperando algumas das referências teóricas centrais que definem este processo, e partindo do trabalho de vários artistas - na sua maioria norte-americanos, tendo em conta a particular expressão que este tipo de propostas teve nesse contexto -, este artigo procura discutir os múltiplos modos através dos quais a arte contemporânea problematizou a expansão urbana e a periferia.

Palabras clave : Arte e Arquitectura; Periferia; Heterotopias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons