SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Grammatical gender in nouns: from normative documents to portuguese teaching textbooks in primary educationIn-service portuguese language teacher education in São Tomé e Príncipe archipelago: a workshop suggestion on teaching and writing assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

DUARTE, Pedro  and  MOREIRA, Ana Isabel. Que professor investigador?: para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.78-98. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.204.

Partindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional', mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos. No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.

Keywords : literacia investigativa; formação inicial de professores; prática pedagógica.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License