SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Native language didactics and project based learning: dialogues and intersectionsWhich teacher researcher?: for a (possible) answer, analysis of internship reports from future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

LOPES, Ana Sofia  and  MORGADO, Celda. O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEB. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.62-77. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.201.

O género, como formalismo da língua e marca de concordância, existe somente em línguas que possuem concordância nominal, como o Português Europeu (PE). Esta categoria, no PE, corresponde a uma propriedade inerente aos nomes e são múltiplos os processos fonológicos, morfológicos e sintáticos subjacentes à variação em género nos nomes. Neste estudo exploratório pretendeu-se averiguar como é preconizado o tratamento da categoria nominal supracitada nos documentos normativos de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e investigar como é apresentado cientificamente e proposto pedagogicamente em manuais escolares do 1.º ao 4.º ano.

Keywords : Ensino da gramática; Género; Nome; Processos morfossintáticos; Processos fonológicos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License