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Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

ALEGRIA, Vânia Rita dos Santos. Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.3-30. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.206.

Neste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pós-teste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.

Palabras clave : desenvolvimento lexical; definição verbal; abordagem ativa de descoberta; didática do português; 1.º ano do Ensino Básico.

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