SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Translation and cross-cultural adaptation of the Classroom Measure of Engagement, Independence, and Social Relationships - ClaMEISR for the Brazilian versionWriting together to learn how to write: a collaborative writing experience in elementary education at the Lourinhã School Group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

FONTANA, Evelline Cristhine; CRUZ, Gilmar de Carvalho  and  PAULA, Luana Aparecida de. Plano educacional individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.118-131. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.188.

O objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial  com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.

Keywords : Práticas pedagógicas; Plano Educacional Individualizado; Educação Física.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License