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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

POMBO, Lúcia; MARQUES, Margarida Morais  e  CARLOS, Vânia. Aprendizagem móvel baseada em jogos de realidade aumentada: ensino de professores com a aplicação EduPARK. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.3-30. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.182.

Com a difusão das tecnologias móveis, os dispositivos começam a integrar novas funcionalidades, como a realidade aumentada (RA), que pode ser usada para potenciar a aprendizagem. Combinar a aprendizagem móvel com RA e abordagens baseadas em jogos sérios apoia novas formas de ensino ao ar livre e fomenta o envolvimento e a motivação dos alunos na aprendizagem. Contudo, novas práticas exigem formação de professores. Este é o caso do workshop EduPARK que visa apoiar professores no desenvolvimento de práticas inovadoras ao ar livre, usando dispositivos móveis, RA e jogos. Neste estudo de caso exploratório, foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos de cinco edições do workshop EduPARK através de um questionário obrigatório e de um relato de experiência reflexivo e voluntário. Os resultados mostram que os professores valorizam esta formação para: aceder a novos recursos educativos; ter apoio na mudança de práticas; atualizar conhecimento, embora não necessariamente no que diz respeito à aprendizagem móvel, RA e abordagens baseadas no jogo; e aprender sobre abordagens interdisciplinares.

Palavras-chave : Formação de professores; aprendizagem móvel; realidade aumentada educacional; aprendizagem baseada no jogo; estudo de caso.

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