SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogosEco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

VIEIRA, Hermany Rosa  e  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.114-128. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171.

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE é um projeto da Universidade Federal do Ceará - UFC e começou suas atividades em 2009, a partir de um programa exitoso chamado Projeto Educacional Coração de Estudante - PRECE, que adota a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como fundamentos. Este estudo tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo PACCE que envolvem os estudantes de graduação com o intuito de contribuir com o aumento da autonomia e do protagonismo estudantis por meio da Aprendizagem Cooperativa (AC). Neste Programa a metodologia é usada fora da sala de aula. O Programa adota como fundamentação teórica as propostas dos irmãos Johnson e Johnson e seus colaboradores l1046 (1999), que definem a AC a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo. Os estudantes são desafiados a articular uma célula de estudos usando a AC como metodologia de estudo. Para lograrem êxito, recebem formação em AC, apoio na articulação de suas células, participam de atividades lúdicas de interação e encontros de contação de suas histórias de vida. Tais atividades são facilitadas por bolsistas veteranos. A pesquisa centrou-se em avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas e suas relações com colegas na Universidade. Aspectos quantitativos e qualitativos foram considerados. Os resultados apontam para relatos de experiências que registram a criação de fortes laços de amizades, maior sentimento de pertencimento à Universidade e melhores resultados acadêmicos.

Palavras-chave : Aprendizagem Cooperativa; avaliação da aprendizagem; autonomia estudantil; protagonismo estudantil; células de estudo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons