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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

CARDOSO-MARTINS, Cláudia  e  GONCALVES, Daniela Teixeira. "Funil" ou "Funiu"? : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento do conhecimento de padrões ortográficos de natureza morfossintática em português brasileiro. Invest. Práticas [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.41-60. ISSN 2182-1372.

Este estudo examinou o desenvolvimento do conhecimento de padrões morfofônicos em português brasileiro. Crianças matriculadas em classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas a escrever dois grupos de palavras com correspondências fonema/grafema inconsistentes: palavras com correspondências condicionadas pela morfossintaxe (e.g., /iw/ no final de palavras oxítonas é representado pelo grafema IU se a palavra é um verbo, mas pelo grafema IL se a palavra é um substantivo), e palavras com correspondências fonema-grafema incondicionadas (e.g., /ʃ / pode ser representado por X ou CH). Somente a partir do 4o ano do ensino fundamental as crianças mostraram uma clara vantagem para as palavras do primeiro grupo em relação àquelas do segundo, sugerindo que o desenvolvimento da sensibilidade a padrões ortográficos morfofônicos procede vagarosamente em português brasileiro

Palavras-chave : Desenvolvimento do conhecimento ortográfico; regularidades morfofônicas; escrita; português brasileiro.

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