SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Collective activism reasoned by research through production and dissemination of vodcasts about environmental pollution in the 8th gradePromotion of activism on environmental issues in middle-school students through web 2.0 tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

VENEU, Fernanda; ROSSE, Cássio  and  COSTA, Marco. Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro. Invest. Práticas [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.22-33. ISSN 2182-1372.

Descreve-se, aqui, o processo de criação, organização/construção de um banner com uma turma de 8. °ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis

Keywords : aprendizagem cooperativa; exposição; protagonismo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License