SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Sociopolitical action and cooperative learning: creation of a banner with students from elementary education in the municipality of Miguel Pereira, Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

MARQUES, Ana Rita  and  REIS, Pedro. Ativismo coletivo fundamentado em investigação através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição ambiental no 8.º ano de escolaridade. Invest. Práticas [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.5-21. ISSN 2182-1372.

A probabilidade de os alunos exercerem uma cidadania ativa no futuro é aumentada se os encorajarmos a agir agora, no presente, fornecendo-lhes oportunidades para que o façam e encarando-os já como cidadãos capazes de contribuir para a solução dos problemas atuais. A presente investigação, envolvendo um grupo de alunos do 8.º ano de escolaridade e as disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação, teve como finalidade o estudo do impacto da construção e divulgação de vodcasts, subordinados ao tema poluição ambiental, nas perceções dos alunos relativamente à sua capacitação para a ação e ao desenvolvimento de competências de ativismo. A construção de vodcasts pelos alunos, estando, geralmente, associada ao lazer e entretenimento, pode também ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem das ciências. Neste estudo, a sua construção e posterior divulgação foram também utilizadas como estratégia de ativismo, visando a educação e sensibilização dos cidadãos. Foi seguida uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam uma evolução positiva nas perceções dos alunos quanto à sua capacitação para a ação e o desenvolvimento de competências fundamentais para uma ação coletiva fundamentada em investigação.

Keywords : educação em ciências; ativismo; vodcasts.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License