SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Touchpoints: parents and nurses’ perceptions and satisfactionSupervisão Interpares: Um Projeto para a Melhoria das Práticas Curriculares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

GADE, Sharada. School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights. Invest. Práticas [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.25-38. ISSN 2182-1372.

Este artigo aborda três perspetivas no sentido de reconhecer a centralidade da agência participante na mudança da escola e da reforma educacional. Primeiro, observações feitas por Sarason em relação à mudança da escola e à reforma educacional. Em seguida, a metodologia intervencionista baseada na teoria da atividade de Engeström, visando o reconhecimento da agência na condução de intervenções locais. Finalmente, um caso empírico de colaboração entre a investigadora e a professora num projeto de intervenção numa aula de Matemática de 4.º ano na Suécia. Aqui encontra-se a possibilidade de ver a mudança da escola e a reforma educacional em termos dos interesses dos alunos e da agência da professora no âmbito das intervenções na sala de aula.

Keywords : mudança da escola; reforma educacional; teoria da atividade; intervenção formativa; agência.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License