SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em EducaçãoA Educação Infantil com a Participação das Crianças: algumas reflexões author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

GRACA, Maria Teresa Martins Cortez Marques. Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar. Invest. Práticas [online]. 2016, vol.6, n.1, pp.50-68. ISSN 2182-1372.

O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.

Keywords : Criança; família; representações; participação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License