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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

COSTA, Teresa; SOUSA, Otília Costa e  e  CARDOSO, Adriana. Compreensão na leitura num manual de estudo do meio. Invest. Práticas [online]. 2015, vol.5, n.1, pp.98-117. ISSN 2182-1372.

A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.

Palavras-chave : didática da Língua Portuguesa; texto expositivo; compreensão na leitura; manual escolar; acesso ao conhecimento.

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