SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10To be born is to age: an evolutionary and territorial demographic perspective in the construction of the future of PortugalCharacterizing the Acacia invasions in Arouce River (Lousã, Portugal) since 1960 using species distribution, land cover change and environment physical characters: implications for invisibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

MOCO, Susana; VENTURA, José  and  MALHEIRO, Manuela. Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática. GOT [online]. 2016, n.10, pp.233-240. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2016.10.011.

Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.

Keywords : Cidadania; Educação Ambiental; Alterações Climáticas; Desenvolvimento Sustentável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License