SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8Transformations of the coastal urban space: the patrimonialization of the environment in the city of Florianópolis/Santa Catarina - BrazilAssessing suitable area for Acacia dealbata Mill. in the Ceira River Basin (Central Portugal) based on maximum entropy modelling approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

OLIVEIRA-COSTA, Jorge  and  SOUZA, Reginaldo. Organização geossistêmica e invasões por Acacia sp. (Fabaceae: Mimosoideae) na Bacia Hidrográfica do Rio Arouce: Uma visão das invasões biológicas à escala do geossistema. GOT [online]. 2015, n.8, pp.145-169. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.8.008.

Vários fatores influenciam os alcances espaciais e temporais das invasões biológicas. A estrutura da paisagem é um dos fatores cruciais, que influenciam os alcances, assim como os elementos de risco. Por isso, a avaliação de áreas invadidas por espécies exóticas implica a análise da estrutura da paisagem. O presente estudo é abordado por meio da análise da estrutura da paisagem no passado (1960) e no presente. O método aplicado inclui análise de imagens orbitais e de cartografias do uso do solo. O período de tempo abrange 50 anos, 1960-2010. A área de estudo está localizada na Serra da Lousã (Portugal). Os resultados mostraram claras mudanças no uso da terra, como estímulo para aumento das áreas invadidas, em contextos de propensão à invasão, com destaque para as áreas invadidas por Acácias Australianas, que parecem aumentar de forma constante.

Keywords : Mudanças no uso do solo; Invasão biológica; Análise espacio-temporal; Superfícies invadidas; Bacia Hidrográfica do Rio Arouce; Género Acácia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License