SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue97Speleothems of Granite CavesGeochemistry of amphibole asbestos from northeastern Portugal and its use in monitoring the environmental impact of asbestos from quarrying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicações Geológicas

Print version ISSN 1647-581X

Abstract

JAQUES, Luís; BOBOS, Iuliu  and  NORONHA, Fernando. Estudo dos fluidos associados com a epissienitização de granitos biotíticos do Gerês e da Guarda (Portugal). Comunicações Geológicas [online]. 2010, n.97, pp.81-98. ISSN 1647-581X.

Em rochas graníticas das regiões do Gerês e da Guarda, ocorrem estruturas alteradas com enrubescimento, comummente designadas de “epissienitos”. O processo de alteração hidrotermal que lhes deu origem envolveu metassomatismo alcalino, dissolução do quartzo magmático e a transformação dos minerais primários presentes nas rochas graníticas. Os fluidos hidrotermais directamente associados com o processo de epissienitização, ficaram aprisionados em microfracturas no quartzo - Planos de Inclusões Fluidas (PIF), com orientações idênticas às das estruturas onde ocorrem as rochas alteradas. Trata-se de fluidos aquosos de baixa salinidade do sistema H2O-NaCl e com temperaturas de homogeneização inferiores a 300 ºC. Evidenciam carácter alcalino, possivelmente com uma origem meteórica, e circularam a uma profundidade que não ultrapassou os 5 km, durante os eventos finais da orogenia Hercínica.

Keywords : Epissienitização; dissolução do quartzo; planos de inclusões fluidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )