Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
versão impressa ISSN 1647-2160
Resumo
RODRIGUES, Wagner de Oliveira; MOURAO, Lucia Cardoso; ALMEIDA, Ana Clementina Vieira de e OLIVEIRA, Gilson Saippa de. Os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2016, n.spe4, pp.107-114. ISSN 1647-2160. https://doi.org/10.19131/rpesm.0149.
CONTEXTO: A efetivação do ensino da atenção psicossocial no curso de Medicina em uma Universidade do Estado do Rio de Janeiro envolve a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas nos âmbitos político-ideológico e teórico-prático. OBJETIVO: Buscou-se analisar os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde e destacar a utilização da metodologia da socioclínica institucional na realização de pesquisas ligadas ao ensino e à saúde. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, realizada em um município do Rio de Janeiro de 2013 a 2014, utilizando o método socioclínico institucional em sua modalidade de análise institucional das práticas. Os dados foram coletados em um diário de pesquisa, nos relatórios dos alunos e em entrevista coletiva realizada com os mesmos. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos com CAEE 22980513.8.0000.5247, em 21/10/2013. RESULTADOS: Apontam para limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação profissional; os efeitos do tempo para apreensão do aporte teórico-prático da saúde mental; a percepção da rede de atenção à saúde mental, e a valorização excessiva do especialista no cuidado em saúde mental. CONCLUSÕES: Considera-se que, apesar das limitações, nos debates entre alunos, professor e profissionais da saúde foram elaboradas algumas propostas instituintes indicando a construção de um embrião de uma nova prática na atenção psicossocial.
Palavras-chave : Saúde mental; Educação de graduação em medicina; Prática profissional; Desinstitucionalização.