SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 4Situações difíceis e seu manejo na entrevista para doação de órgãosProcessos formativos da docência em saúde mental nas graduações de enfermagem e medicina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

FERREIRA, Rejane Eleuterio et al. Perfil motivacional e demográfico dos alunos do mestrado acadêmico e profissional. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2016, n.spe4, pp.77-84. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0145.

CONTEXTO: O curso de mestrado em enfermagem tem contribuido para o avanço da profissão ao longo dos seus 40 anos, devido à alta produção científica. OBJETIVO: Conhecer o perfil dos alunos de mestrado acadêmico e profissional do estado do Rio de Janeiro, e suas motivações para realizar o mestrado. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativabaseada em dados primários obtidos através da aplicação de questionário sociodemográfico aos alunos regulares matriculados nos programas de mestrado em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. RESULTADOS: Verificou-se que os alunos mais jovens de idade e de profissão optam pelo mestrado acadêmico, enquanto que o oposto opta pelo mestrado profissional. A motivação dos alunos esta ligada a busca de novos conhecimentos e qualificação para melhorar a atuação tanto na prática assistêncial, quanto na docência em saúde. Foi constatado que o incentivo precoce às atividades acadêmicas durante a graduação contribui positivamente na motivação do aluno para ingressar no mestrado. CONCLUSÕES: O perfil e as motivações que levam os alunos a ingressarem nas duas modalidades de mestrado - acadêmico e profissional, são bem características e encontram correspondência com a proposta de cada curso.

Palavras-chave : Educação de pós-graduação em enfermagem; Motivação; Enfermeiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons