SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 4Inovações na formação em saúde: O programa de educação pelo trabalho - saúde mentalApoio emocional realizado por enfermeiro ao paciente ostomizado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

MUNIZ, Marcela Pimenta et al. Ensaios para um ensino estético. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2016, n.spe4, pp.45-48. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0140.

CONTEXTO: Os processos de ensino-aprendizagem trazem marcas disciplinares e capitalísticas que o cerceiam. Isso implica na necessidade de restabelecer-se um debate crítico comprometido com um regime estético que busque enfrentar a disciplinarização e docilização dos corpos presentes nas práticas de ensino na saúde, nas quais as nuances da diferença continuam sendo vistas sob o ponto de vista de algo a ser corrigido e governado. OBJETIVO(S): O presente estudo teve como objetivo realizar uma reflexão teórico-crítica a respeito dos espaços de formação que se têm configurado no âmbito do ensino em saúde. METODOLOGIA: Utilizou-se como método a reflexão com base no referencial teórico-metodológico ético-estético. RESULTADOS: Apesar da “tradição do novo” evocada pelos discursos atuais, vimos sustentando um modelo de ensino pragmático em saúde que ainda isola corpo sensível do estudante do corpo pensamento do estudante, bem como o corpo pensamento do professor do seu corpo sensível. É necessária a busca de pluralidade de afecções nas relações de ensino para que se promova a realização sensível de uma humanidade na formação em saúde. CONCLUSÕES: Neste sentido, conclui-se que é necessário o investimento em dispositivos para a produção de um ensino em saúde comprometido com modos de vida livres, em seu sentido ético-estético.

Palavras-chave : Ensino; Instituições acadêmicas; Materiais de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons