SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Comorbilidades en los usuarios de un servicio de salud mentalImpacto de la literacia en salud en los comportamientos promotores de salud en el manejo de estrés en los adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

GONCALVES, Alda Martins et al. Avaliação do padrão de uso do álcool entre moradores de uma região socialmente vulnerável. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2015, n.spe2, pp.95-100. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: O álcool, entre as drogas de abuso, é a substância psicoativa mais largamente consumida no mundo. O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, feito no Brasil e publicado em 2013 aponta que a taxa de dependência e/ou abuso de álcool na população é de 6,8% sendo 10,5% homens e 3,6% mulheres. OBJETIVO(S): Neste artigo tem-se por objetivo apresentar o padrão de consumo de álcool e as intervenções realizadas em uma comunidade socialmente vulnerável, do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. METODOLOGIA: Realizou-se um rastreamento do consumo de álcool entre 47 participantes, com idades superiores a 18 anos, por meio do Alcohol Use Disorders Identification Test. Foi feito um estudo transversal para a análise quantitativa dos dados. Diante do cenário pesquisado, adotou-se a pesquisa ação como uma estratégia metodológica, para fazer as intervenções a partir da classificação do padrão de consumo da população estudada. As intervenções realizadas foram norteadas pelos resultados do referido teste. RESULTADOS: Os escores do teste foram obtidos conforme as zonas de classificação do padrão de consumo de álcool, resultando: zona I, 61,7%; zona II, 6,4; zona III, 14,9% e zona IV, 17,0%. Dentre as pessoas classificadas nas zonas III e IV 25,9% residiam com crianças e adolescentes. CONCLUSÕES: Ressalta-se a importância da manutenção de atividades de promoção à saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool como parte do cuidado de saúde prestado pela equipe que assiste a população estudada.

Palabras clave : Alcoolismo; Enfermagem em saúde pública; Promoção da saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )