SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 special issue 2Comorbidities in users of a mental health serviceImpact of health literacy on health-promoting behaviors in managing stress in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

GONCALVES, Alda Martins et al. Avaliação do padrão de uso do álcool entre moradores de uma região socialmente vulnerável. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2015, n.spe2, pp.95-100. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: O álcool, entre as drogas de abuso, é a substância psicoativa mais largamente consumida no mundo. O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, feito no Brasil e publicado em 2013 aponta que a taxa de dependência e/ou abuso de álcool na população é de 6,8% sendo 10,5% homens e 3,6% mulheres. OBJETIVO(S): Neste artigo tem-se por objetivo apresentar o padrão de consumo de álcool e as intervenções realizadas em uma comunidade socialmente vulnerável, do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. METODOLOGIA: Realizou-se um rastreamento do consumo de álcool entre 47 participantes, com idades superiores a 18 anos, por meio do Alcohol Use Disorders Identification Test. Foi feito um estudo transversal para a análise quantitativa dos dados. Diante do cenário pesquisado, adotou-se a pesquisa ação como uma estratégia metodológica, para fazer as intervenções a partir da classificação do padrão de consumo da população estudada. As intervenções realizadas foram norteadas pelos resultados do referido teste. RESULTADOS: Os escores do teste foram obtidos conforme as zonas de classificação do padrão de consumo de álcool, resultando: zona I, 61,7%; zona II, 6,4; zona III, 14,9% e zona IV, 17,0%. Dentre as pessoas classificadas nas zonas III e IV 25,9% residiam com crianças e adolescentes. CONCLUSÕES: Ressalta-se a importância da manutenção de atividades de promoção à saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool como parte do cuidado de saúde prestado pela equipe que assiste a população estudada.

Keywords : Alcoolismo; Enfermagem em saúde pública; Promoção da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )