SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 special issue 2Mental health in a non-clinical population of young adults: From psychopathology to well-beingEvaluation of standard of use alcohol among residents of a region socially vulnerable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

DE SORDI, Luisa Petelincar; BIGATTO, Karen Roberta Steagall; SANTOS, Sara Giubilei  and  MACHADO, Ana Lúcia. Comorbidades em usuários de um serviço de saúde mental. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2015, n.spe2, pp.89-94. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: O cuidado biopsicossocial em saúde mental engloba diversos conhecimentos e tem como objetivo intervir nos três eixos da reabilitação psicossocial: habitar/morar, trabalho e rede social. Nesta perspectiva, é salutar perceber a ocorrência de comorbidades. A comorbidade psiquiátrica é a ocorrência simultânea de dois ou mais transtornos mentais na mesma pessoa. Já a comorbidade física em doentes mentais, ocorre quando há coexistência de patologias físicas e mentais. OBJETIVO: Investigar a ocorrência de comorbidades em usuários de um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de São Paulo - Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo em que foram entrevistados 15 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Foram observados sinais e sintomas de outras doenças em todos os sujeitos entrevistados. RESULTADOS: Como diagnóstico psiquiátrico considerou-se a esquizofrenia, como o mais frequente. As principais alterações físicas foram em relação ao excesso de peso, obesidade abdominal, tabagismo e etilismo. Outros sintomas observados podem estar associados ao uso de psicofármacos e seus efeitos colaterais. CONCLUSÕES: A comorbidade está presente em usuários do serviço de saúde mental. Para um cuidado integral é necessário conhecer o sujeito como um todo, construindo em conjunto, equipe e usuário, através de diálogo em que o sujeito é colocado no centro de seu cuidado.

Keywords : Saúde mental; Comorbidade; Serviços de saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )