SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Conceção do programa de intervenção em enfermagem ‘Melhorar competências com os outros’O manejo das emoções dos coordenadores em transplantes na realização da entrevista familiar para doação de órgãos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SERRAO, Carla; VEIGA, Sofia  e  VIEIRA, Isabel. Literacia em saúde: Resultados obtidos a partir de uma amostra de pessoas idosas portuguesas. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2015, n.spe2, pp.33-38. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: O presente estudo insere-se no Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. OBJECTIVO(S): Tem como intuito avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas, bem como conhecer a associação entre o grau de literacia em saúde e algumas características sociodemográficas dos participantes. METOLODOGIA: Para tal foi realizada uma pesquisa de carácter quantitativo junto de 433 adultos com mais de 65 anos de idade, utilizando-se como instrumento o Newest Vital Sign (NVS). RESULTADOS: Os resultados indicam que a grande maioria dos sujeitos participantes (80%) evidenciou um nível de literacia em saúde baixo, o que significa que apenas 20% dos inquiridos serão capazes de interpretar e usar a informação escrita relacionada com a saúde de forma eficaz. O sexo, as habilitações literárias, a idade e o estado civil revelaram-se variáveis que afetam significativamente o grau de literacia em saúde dos participantes. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos apontam para a necessidade urgente de se potenciar a literacia em saúde na população idosa, em geral, e junto dos grupos de maior vulnerabilidade, em particular.

Palavras-chave : Alfabetização em saúde; Idoso; Sexo; Escolaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )