SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 1Construção e validação de um instrumento para avaliar a satisfação e importância atribuída aos serviços de enfermagem prestados na área da saúde mentalPrevalência de perfis lipídico e glicémico alterados em pacientes com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

DINIS, Catarina; RODRIGUES-FERREIRA, Teresa  e  CARVALHO, José Carlos. Familiar cuidador da pessoa com psicose: satisfação na prestação de cuidados. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2014, n.spe1, pp.59-64. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: A doença, qualquer que seja a sua natureza, é vivenciada pela pessoa como uma agressão, conduzindo muitas vezes a uma incapacidade no individuo que se repercute no contexto familiar. OBJETIVO: Descrever a satisfação do familiar cuidador e suas as fontes de satisfação. METODOLOGIA: Questionário para recolha de dados socioclínicos do doente com psicose e um questionário dirigido ao familiar cuidador, heteropreenchido, para recolha dos dados psicossociais, aplicação da Escala de Avaliação da Espiritualidade, a Carers’ Assessment of Satisfactions Index (CASI), versão portuguesa. RESULTADOS: Os fatores do CASI que mais contribuem para a satisfação do familiar cuidador são a dinâmica dos resultados e o desempenho do papel de cuidador. O contexto de cuidar é o fator que melhor explica a variância da escala global (CASI). A atribuição de um significado de vida, a da esperança e uma perspetiva de vida positiva constituíram fontes de satisfação em particular no contexto de cuidar para o familiar cuidador. CONCLUSÕES: São várias as fontes de satisfação do familiar cuidador no prestação de cuidados pessoa mentalmente doente, que poderão constituir um desafio para o Enfermeiro de Saúde Mental e Psiquiatria, no sentido de preservar, promover e potencializar as capacidades no processo de cuidar, quer da pessoa quer do familiar cuidador.

Palavras-chave : Satisfação; Familiar cuidador; Pessoas mentalmente doentes; Psicose.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )