SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 1Indicadores de salud mental como predictores de fragilidad en el anciano«Bien me quiere, mal me quiere, mucho, poco y nada»: "He loves me…he loves me not” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

REIS, M. Gorete; CARNEIRO, Constância; MAYOR, Margarida Sotto  y  PESTANA, Helena. Quedas em idosos com perturbações mentais residentes em unidade de saúde de longa duração. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2014, n.spe1, pp.33-39. ISSN 1647-2160.

As quedas na população psicogeriátrica são um importante problema de saúde particularmente em situações de internamento ou institucionalização de longo prazo. São reconhecidas as repercussões na funcionalidade e na qualidade de vida e os elevados custos socio económicos. De etiologia multifatorial, pela sua gravidade e custos requer intervenção preventiva. OBJETIVOS: Determinar a prevalência de quedas das pessoas idosas com perturbação mental residentes numa unidade saúde de longa duração (USLD) e os fatores associados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional transversal a 80 idosos com perturbação mental, residentes numa ULSD do Centro de França. Estudou-se a prevalência de queda e fatores associados. Os dados foram colhidos da ficha de dados sociodemográficos; escala de funcionalidade Aggir e o evento de queda. O tratamento estatístico dos dados foi descritivo e correlacional com modelos de análise categórica. Foram respeitados os princípios éticos. RESULTADOS: Os resultados sugerem uma prevalência de 25% de quedas numa população envelhecida. A perturbação mental e a dependência são fatores em realce. CONCLUSÃO: Uma complexa interação entre múltiplos fatores pessoais, ambientais e sociais na etiologia de queda sugere a importância da prevenção e de programas de monitorização do risco a ela associados.

Palabras clave : Idoso; Institucionalização; Pessoas mentalmente doentes; Acidentes por quedas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )