SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6A perturbação de pós-stress traumático e o sentido de coerência em mulheres com cancro da mamaOs transtornos típicos de cultura e a enfermagem transcultural: running amok índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SILVA, Danielle Silveira da. Apoio matricial em saúde mental: uma análise sob ótica dos profissionais de saúde da atenção primária. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2011, n.6, pp.20-27. ISSN 1647-2160.

Objetivo: Avaliar, sob a ótica dos profissionais da atenção primária, o apoio matricial como uma estratégia de cuidado em saúde mental, através da explanação das potências e limitações do apoio matricial realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Arthur Bispo do Rosário, da cidade de Aracaju/SE, nas Unidades Básicas de Saúde referenciadas: UBS João Cardoso de Melo, UBS Walter Cardoso, UBS Carlos Hardman, UBS Edézio Vieira de Melo e UBS João Oliveira Sobral. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa realizada com profissionais da atenção primária presentes no momento da realização do apoio matricial. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi- estruturado composto de questões abertas sobre definição da proposta do apoio matricial, a forma de organização nos serviços, os possíveis obstáculos enfrentados e sugestões para melhoria do apoio matricial. Resultados: Os profissionais configuraram de forma clara as potencialidades do apoio matricial no que diz respeito ao cuidado integral e compartilhado do usuário com transtorno mental e como a estratégia enriquece as possibilidades de composição interdisciplinar do Projeto Terapêutico Singular e desconstrói a lógica dos encaminhamentos intermináveis, melhorando o fluxo do usuário de transtorno mental na rede. Quanto aos obstáculos, foram apontados a deficiência de suporte nas unidades básicas de saúde, pouca aderência dos profissionais e a falta de capacitação permanente. Como alternativas para melhoria do apoio matricial foi sugerido pelos próprios profissionais a criação de espaços para aproximação com demais profissionais e capacitações para execução da Política de Saúde Mental. Considerações finais: Apesar de incipiente, é de grande importância a formulação e o desenvolvimento de propostas de avaliação desta experiência, já que o apoio matricial se constitui uma estratégia privilegiada para transformações políticas e assistenciais da Saúde Mental.

Palavras-chave : Apoio Matricial; Atenção Primária; Cuidado; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )