SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Implicações Psicológicas da Experiência Informal de CuidarAs Famílias com Doentes Mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

FERREIRA, Carla. Intervenção com Mães de Crianças Hospitalizadas. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2011, n.5, pp.45-51. ISSN 1647-2160.

O presente trabalho teve como objectivo implementar intervenções de ajuda/apoio emocional a 47 mães que acompanhavam os seus filhos hospitalizados, durante um período de dezassete meses (Janeiro 2009/Maio 2010). As mães foram referenciadas pela equipa de Enfermagem do Serviço de Pediatria, após detecção de alterações do seu estado emocional, nomeadamente a nível da ansiedade, depressão e stresse. O apoio emocional prestado às mães, reforçou a adaptação destas no processo de doença e hospitalização do seu filho. As intervenções desenvolvidas foram no sentido de fornecer apoio, atenção, compreensão, suporte, clarificação dos sentimentos e escuta com as mães. O desenvolvimento desta intervenção permitiu construir uma reflexão sobre aspectos que tornam a presença dos pais inequivocamente essencial no que é hoje a assistência à criança hospitalizada e da necessidade de cuidados às famílias, nomeadamente a nível do apoio emocional.

Palavras-chave : Mães de Crianças Hospitalizadas; Relação de Ajuda; Enfermagem de Ligação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )