SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Estudio de las opiniones de los futuros maestros sobre el uso de los videojuegos como recurso didáctico a través de un análisis cualitativoPrevenção e enfrentamento da violência de gênero por meio de jogos educativos: uma revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; JUNIOR, Ivo Pierozzi; OLIVEIRA, Leandro Henrique Mendonça de  e  BRANDAO, Alessandra de Moura. Organização e representação de conhecimento de temas de pesquisa. RISTI [online]. 2019, n.33, pp.63-77. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.33.63-77.

Este artigo apresenta e descreve uma metodologia de organização e representação do conhecimento de temas de pesquisa, cuja execução permite o alinhamento de várias ferramentas objetivando sistemas de organização de conhecimento como recurso para facilitar a elaboração de sistemas de conceitos, expressões de busca e significação da informação recuperada em bases de dados. A metodologia proposta se constitui de quatro etapas, baseadas em métodos e técnicas de: mapeamento do domínio do conhecimento; codificação do conhecimento; aplicação de linguística de corpus e de processamento de linguagem natural e representação do conhecimento. Um exemplo prático é apresentado sobre o domínio temático da inteligência artificial na educação, a partir da recuperação dos metadados de uma pesquisa bibliográfica na base Scopus. Em seguida, é realizada a análise da rede de coocorrência de palavras-chave, que revela o espaço conceitual que emerge da literatura recuperada.

Palavras-chave : mapeamento do conhecimento; organização do conhecimento; representação do conhecimento; espaços conceituais; inteligência artificial na educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons