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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

PITEIRA, Martinha; COSTA, Carlos J.  e  APARICIO, Manuela. CANOE e Fluxo: Determinantes na adoção de curso de programação online gamificado. RISTI [online]. 2017, n.25, pp.34-53. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.25.34-53.

Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados

Palavras-chave : Fluxo; CANOE; Gamificação; Programação; Adoção.

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