SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Pesquisa qualitativa em design: protocolos de pesquisa como suporte a criação e avaliação de produtos conceituaisAnálise de Gamificação no Simulador de Operações Cibernéticas (SIMOC) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

SOUZA, Francisco José de  e  HILDENBRAND, Luci. Em questão, a usabilidade do site do INES. RISTI [online]. 2017, n.23, pp.90-102. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.23.90-102.

O estudo avaliou a usabilidade do site do Instituto Nacional de Educação de Surdos, a partir da abordagem centrada em consumidores. Painel de especialistas em Tecnologia da Informação relacionou os 28 itens (aspectos) da Ficha de Avaliação de Sites às Heurísticas de Nielsen (1994). O julgamento da usabilidade, feito por usuários, envolveu aspectos quantitativos e qualitativos, e foi expresso pela Medida de Tendência Central Moda, tendo ponto de corte igual a três. Das heurísticas, o site atendeu plenamente a seis, atendeu parcialmente a duas, e não atendeu a uma delas. A qualificação da usabilidade do site do INES foi qualificada como boa, considerando a escala de pontuação proposta pela própria Ficha de Avaliação

Palavras-chave : Avaliação; Avaliação de Sites; Heurísticas; Qualidade de Sites.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons