SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Involucrando a profesores de primaria en el diseño de un juego serio mediante la metodología investigación-acción y co-creación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

GONCALVES, António Fernandes; MIRANDA, Guilhermina Lobato  e  BARRELA, Nuno. B-learning, Recursos Educativos Digitais e Ensino Profissional: Uma estratégia de apoio ao desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional. RISTI [online]. 2016, n.20, pp.131-146. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.20.131-146.

A realização da Prova de Aptidão Profissional (PAP) dos cursos profissionais, em escolas do interior do país, coloca alunos e professores acompanhantes perante algumas dificuldades que podem ser minimizadas com a utilização das tecnologias digitais. No ano letivo de 2013/14, numa turma de uma escola profissional do distrito da Guarda, desenvolveu-se uma experiência que visou criar um sistema de apoio ao acompanhamento e realização das PAP, com duas componentes: A implementação e manutenção do apoio em regime B-learning, através do Google Drive; A produção e disponibilização online, sustentada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia, de recursos educativos digitais. Os principais resultados, neste caso específico, indicam que é possível facilitar a interação entre o professor acompanhante e os alunos, aumentando a envolvência e a eficácia do acompanhamento, a compreensão da estrutura da PAP, as capacidades de pesquisa online e a competência para a construção de diapositivos eletrónicos.

Palavras-chave : B-learning; Ensino profissional; Recursos Educativos Digitais; Prova de Aptidão Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons