SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Comunicación e interacción por el uso de dispositivos tecnológicos y redes sociales virtuales en estudiantes universitariosConcepção e Avaliação de Tecnologia mHealth para Promoção da Saúde Vocal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

FERNANDES, Sílvia  e  TARECO, Eugénia. Sistemas de informação como indicadores de qualidade na saúde: Uma revisão de níveis de abordagem. RISTI [online]. 2016, n.19, pp.34-45. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.19.32-45.

A introdução de novas tecnologias nas diversas áreas de atividade cria repercussões a nível económico, social e organizacional. As organizações de saúde devem acompanhar os novos padrões de exigência para responder aos desafios atuais. Os sistemas de informação em saúde (SIS) têm como objetivo promover a qualidade e continuidade dos cuidados prestados. Nesse sentido, os principais objetivos deste trabalho são: 1) identificar vantagens e desvantagens dos SIS, em particular na enfermagem, para a qualidade do cuidado e 2) avaliar se tais sistemas podem ser indicadores de qualidade. Trata-se de um estudo de revisão da literatura, de artigos científicos relacionados com estes objetivos. A maioria dos artigos analisados refere que os sistemas de informação em enfermagem (SIE) são uma importante ferramenta de trabalho e avaliação de qualidade. Existe uma perspetiva crescente baseada em resultados e inteligência organizacional. Aqui reside um importante fator de desempenho, aspeto muito relevante na área da saúde.

Palavras-chave : Sistemas de informação de saúde; sistemas de informação de enfermagem; qualidade dos cuidados; indicadores de qualidade; desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons