SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18TLH Suite: herramienta para la anotación semántica de información índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

MELO, Mário  e  MIRANDA, Guilhermina Lobato. Efeito do modelo 4C/ID sobre a aquisição e transferência de aprendizagem: revisão de literatura com meta-análise. RISTI [online]. 2016, n.18, pp.114-130. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.18.114-130.

Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma meta-análise que investigou o efeito da utilização do modelo instrutivo 4C/ID (four components instructional design model) na aprendizagem, nomeadamente na capacidade que os sujeitos demonstraram na “reprodução de conhecimentos” e na “transferência da aprendizagem” a novas situações. Este modelo tem sido sobretudo aplicado em ambientes de ensino e aprendizagem online. Foram selecionados oito estudos, a partir dos 61 encontrados na pesquisa em diferentes bases de dados, a que se aplicaram os métodos estatísticos subjacentes a este tipo de revisão sistemática da literatura. Os resultados revelaram que, em média, a utilização do modelo 4C/ID produz efeitos elevados sobre os grupos experimentais (d = + 0,56) ao nível dos desempenhos “reprodução” + “transferência”. Estas duas variáveis foram também analisadas de forma independente e os resultados revelaram efeitos elevados (d = + 0,70, para a “reprodução de conhecimentos” e d = + 0,65, para a “transferência da aprendizagem”). Analisou-se o impacto de cada estudo sobre os resultados da meta-análise e discutiram-se algumas das suas características metodológicas. Verificou-se que há um défice de trabalhos de investigação de carácter experimental sobre a eficiência (desempenhos + esforço mental) do modelo 4C/ID em contexto educativo, e que os estudos existentes se centram mais na avaliação de desempenhos.

Palavras-chave : Modelo 4C/ID; Meta-análise; Teoria da Carga Cognitiva; Aprendizagem complexa; Transferência de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons