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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

FORTES, Nuno; PEREIRA, José Henrique  e  COSTA, João Fontes da. A adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas: O papel dos esforços de marketing. RISTI [online]. 2016, n.18, pp.33-48. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.18.33-48.

Os serviços cloud computing são uma inovação tecnológica com vantagens evidentes para as organizações, embora a sua adoção pelas empresas portuguesas seja ainda incipiente. Os esforços de marketing podem desempenhar um papel relevante numa fase inicial de adoção destes serviços, enquanto potenciadores da intenção de utilização. A investigação na área é escassa e encontra-se numa fase embrionária. Este estudo é um contributo para o preenchimento desta lacuna, através da construção e validação empírica de um modelo que explica a forma como os esforços de marketing exercem a sua influência na intenção de utilização dos serviços cloud computing pelas empresas portuguesas. Os resultados obtidos no estudo confirmam o impacto positivo dos esforços de marketing na expectativa de esforço, condições facilitadoras, expectativa de performance e influência social, exercendo estas últimas três variáveis um impacto positivo na intenção de utilização de serviços cloud computing.

Palavras-chave : Cloud computing; Adoção de tecnologia; Esforços de marketing.

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