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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

CARVALHO, Ana Amélia; ARAUJO, Inês  e  FONSECA, André. Das Preferências de Jogo à Criação do Mobile Game Konnecting: um estudo no ensino superior. RISTI [online]. 2015, n.16, pp.30-45. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.16.30-45.

Tendo presente as potencialidades dos jogos para aprender e o interesse crescente dos estudantes por jogar, desenvolvemos um jogo mobile para estudantes de licenciatura, começando por conhecer as suas preferências de jogo. Neste artigo apresentam-se as etapas conducentes à criação do jogo, nomeadamente: os jogos que os estudantes universitários mais gostam de jogar, tendo-se realizado um survey no ensino superior (n=626). De seguida, procedeu-se à análise desses jogos, tendo por base os 36 princípios de aprendizagem propostos por Paul Gee, bem como as mecânicas de jogo identificadas por Ernest Adams e Joris Dormans. Por fim, descreve-se o jogo Konnecting, explicitando-se as mecânicas de jogo, e os princípios de aprendizagem subjacentes.

Palavras-chave : Ensino Superior; Preferências de Jogo; Mobile game; Princípios de aprendizagem; Konnecting.

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