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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

KIKOT, Tatiana; FERNANDES, Silvia  e  COSTA, Gonçalo. Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve. RISTI [online]. 2015, n.16, pp.17-29. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.16.17-29.

Casos e desafios atuais incluem novos modos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Cada vez é mais necessário investir em si mesmo a nível de habilidades e criatividade. Os jogos e simulações, conjugados eventualmente com ambientes virtuais, representam um potencial para novas carreiras ou adaptações. Um caso é o do jogo Cesim SimBrand que envolve os estudantes num ambiente de marketing virtual onde obtêm incomparável experiência em trabalho de equipa e resolução de problemas. A maioria dos estudantes inquiridos destacou o resultado de maior envolvimento na aprendizagem associado à dinâmica realista do jogo. Tais jogos podem ser complementados com mundos virtuais ou realidade aumentada no sentido de analisar o enquadramento com outras atividades/ negócios ou em outros contextos. Isso terá implicações a considerar nos programas, modos de ensino/aprendizagem, locais de ensino e potenciais carreiras.

Palavras-chave : jogos; simulações; ensino superior; aprendizagem; realidade aumentada.

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