SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 4A melhoria organizacional como alavanca para melhores condições de trabalhoDiseño y Validación de Arquitecturas de Aplicaciones Empresariales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

SOUZA, Dayse Neri de; SOUZA, Francislê Neri de; ALARCAO, Isabel  e  MOREIRA, António. Visão de Orientadores e Orientandos sobre o Software Online de Supervisão da Investigação - IARS. RISTI [online]. 2015, n.spe4, pp.66-78. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.e4.66-78.

No âmbito da pós-graduação, são vários os dilemas e problemas enfrentados na investigação. A qualidade dos projetos e a relação entre orientador e orientando, têm-se revelado como alguns dos grandes desafios. São muitos os estudos que apontam o uso das TIC como um meio de ajuda no processo de investigação e na produção dos resultados com qualidade. Apresentamos neste artigo a percepção de orientadores e orientados que utilizaram o software online IARS® como uma ferramenta de apoio na elaboração e gestão do projeto de investigação. Este estudo é de cariz exploratório de análise descritiva com apoio do SPSS. Os resultados atestam uma percepção positiva e rica acerca da utilização do software recentemente divulgado. Assim, consideraram o IARS® de fácil utilização, agradável, flexível, estimulador, claro e de fácil compreensão em temos organizacionais. Apontam também para as dificuldades nas etapas de construção do projeto e comunicação entre os investigadores, e reconhecem como o sistema pode ser útil neste âmbito.

Palavras-chave : Processo de investigação; TIC; IARS; comunicação; relação orientador-orientando.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons