SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Identificação de Práticas e Recursos de Gestão do Valor das TI no COBIT 5Propuesta de marco de mejora continua de gobierno TI en entidades financieras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

CRESPO, Pedro  e  SANTOS, Vítor. Construção de Sistemas Integrados de Gestão para Micro e Pequenas Empresas. RISTI [online]. 2015, n.15, pp.35-49. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.15.35-49.

As Micro e Pequenas Empresas possuem na sua essência recursos limitados. Raramente possuem um Sistema Integrado de Gestão que lhes permita gerir o seu negócio de forma transversal e que mapeie todos os processos da empresa. Devido ao número reduzido de colaboradores, não dispõem internamente de alguns serviços. O seu espaço de mercado é em geral limitado. As suas competências específicas raramente permitem apresentar uma oferta global. Por serem pequenas, não têm força negocial perante os seus fornecedores e eventuais parceiros estratégicos. A Arquitetura de Sistemas de Informação permite representar e mapear os diversos aspetos da gestão das empresas e alinhar as Tecnologias de Informação e Comunicação com as necessidades destas empresas. Este trabalho pretende apresentar e descrever uma Macro Arquitetura para a construção de Sistema Integrado de Gestão, orientados para as Micro e Pequenas Empresas, e que inclua um conjunto de serviços integrados numa única plataforma.

Palavras-chave : Arquitetura de Sistemas de Informação; Arquitetura Aplicacional; Sistema Integrado de Gestão; SIG; Micro e Pequenas Empresas; Sistemas de Informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons