SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Percepciones de los empresarios de Pymes rurales sobre la integración de las TICPerspetiva dos Diretores de Curso sobre a Escolha do Curso e Instituição dos Estudantes da Área de Engenharia em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

TEIXEIRA, Fátima Regina; MAYR, Luiz Roberto; PAISANA, António Viera  e  VIEIRA, Filipa Dionísio. Escolhas metodológicas em investigação científica: aplicação da abordagem de Saunders no estudo da influência da cultura na competitividade de clusters. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.85-98. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.n.85-98.

Este artigo tem por objetivo apresentar, com base em Saunders et al., as escolhas metodológicas que são adotadas na investigação científica acerca da influência da cultura local sobre a cultura organizacional e a competitividade, no estudo do cluster da malacocultura da região da Grande Florianópolis, situado no sul do Brasil. Saunders considera que são as sucessivas escolhas do investigador em relação às filosofias, à abordagem, às estratégias, aos métodos de coleta e análise de dados, ao horizonte de tempo e às técnicas e procedimentos de coleta e análise de dados, que caracterizam a investigação científica. O trabalho busca demonstrar que evidenciar as escolhas metodológicas é uma forma de reflexão que possibilita aumentar significativamente a consistência do modelo da investigação.

Palavras-chave : escolhas metodológicas; modelo de investigação; cluster.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )