SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Grupos de Discusión y HJ-Biplot: Una Nueva Forma de Análisis Textual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo  e  LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.

No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere - “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.

Palavras-chave : Modelo 4C; Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador; Courseware Sere; Coordenação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )